Domingo, Abril 28, 2024

Agrupamento

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DO AGRUPAMENTO

O MEIO ENVOLVENTE
 

      O Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, cuja constituição data de 26 de Junho de 2003, situa-se no Concelho de Vila Nova de Gaia, na freguesia de Mafamude, ladeada pelas  congéneres de Santa Marinha, Canelas, Vilar de Andorinho, Oliveira do Douro e Vilar do Paraíso.
Vila Nova de Gaia, cuja origem remonta aos primórdios da nacionalidade, é, no presente, o  terceiro município mais populoso de Portugal e ocupa o lugar cimeiro em termos populacionais da
região Norte, com cerca de 312 742 habitantes.
    A situação geográfica, as condições naturais, a facilidade de comunicações revelaram-se factores determinantes, entre outros, à fixação da população. O mar, o rio – o Douro – e o campo são elementos naturais que contribuíram, e contribuem, para caracterizar e diferenciar as 24 freguesias do Concelho: seis enquadram-se na orla costeira; sete situam-se na margem esquerda do rio Douro; as restantes, onze, têm ainda, hoje, um cunho de ruralidade em virtude da sua localização mais interior.
    Mafamude, juntamente com as freguesias de Santa Marinha e Afurada, constituem a cidade de Vila Nova de Gaia que, no seu conjunto, albergam cerca de 178 255 habitantes, o grosso dos residentes urbanos.
    As marcas de ruralidade que outrora caracterizaram Mafamude, deram lugar à “urbe”, sendo esta freguesia o centro cívico e administrativo, por excelência, do Concelho de Vila Nova de Gaia.
    O lugar central de Mafamude, em relação às demais freguesias do Concelho, foi um dos factores que contribuiu para o desenvolvimento de diversos sectores de actividade, nomeadamente: indústria, comércio, serviços, turismo.
    O património histórico e cultural é bastante rico tal como o confirmam diversos vestígios arqueológicos: mosteiros medievais, forais, quintas e solares, museus. Os artistas de hoje, e de
ontem, atestam bem a dimensão cultural que reveste o concelho de Vila Nova de Gaia, tal como é simbolizado e consagrado pelo patrono do Agrupamento: António Soares dos Reis.
    As escolas que integram o Agrupamento dispõem-se num quadro geográfico de boas acessibilidades, sendo a população escolar oriunda, na sua maioria, da freguesia de Mafamude e
pontualmente de outras freguesias.


COMPOSIÇÃO DO AGRUPAMENTO


    A Escola Sede do Agrupamento é a Escola Básica Soares dos Reis, que dá nome ao Agrupamento e tem como patrono o escultor Soares dos Reis, de seu nome completo António  Soares dos Reis.
    O logótipo do Agrupamento é uma composição plástica que tem origem num dos painéis de azulejos, colocados no exterior do Pavilhão Polivalente da Escola Básica Soares dos Reis.
    O Agrupamento instituiu a data de 14 de Outubro como o Dia do Patrono, que é comemorado com actividades de índole cultural e recreativa, a programar em Conselho Pedagógico.
  Fazem parte integrante do Agrupamento Vertical Soares dos Reis os seguintes estabelecimentos de educação ou ensino:

    * Jardim de Infância do Cedro
    * Jardim de Infância de Laborim
    * Escola Básica do Cedro (1º Ciclo)
    * Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida (1º Ciclo)
    * Escola Básica de Laborim de Cima (1º Ciclo)
    * Escola Básica de Soares dos Reis (2º e 3º Ciclos)